Disciplinas do Yoga Links



MASSAGEM AYURVEDICA

A Massagem Ayurvedica é um profundo e estimulante sistema de terapia que faz parte da milenar e tradicional medicina indiana. Consiste numa técnica corporal profunda e vigorosa que tem como base a filosofia do Sàmkhya, polo de união entre as disciplinas do Ayurveda e do Yoga.

A massagem tem como motor de arranque o aquecimento da coluna vertebral que, segundo O Ayurveda, é o centro da vida. Na realidade, ela é a base de todo o tratamento, pois se ao nível energético é através dela que circula o principal canal que conecta os chacras primários, ao nível físico, ela é a ponte entre o cérebro e o resto do corpo.

Mas não só na coluna é centrada a atenção do terapeuta, pois todo o corpo é trabalhado. Com o auxílio de óleos naturais ou combinação de vários, o terapeuta recorre a movimentos com as mãos e os pés, libertando as tensões dos músculos e articulações. Aliadas a estas técnicas, encontram-se ainda várias manobras de alongamentos e tracções baseados no Yoga e a dinamização geral de pontos vitais, garantindo desta forma o correcto fluxo de energia através das diversas regiões do corpo.

A massagem ayurvédica devolve uma atenção pessoal e consciente ao próprio corpo e ao que se passa nele - um primeiro passo essencial no processo de cura; mas é no plano energético que é realizado o seu trabalho fundamental, o da prevenção.

Actuando nos níveis energéticos físicos, emocionais e mentais, a Massagem Ayurvédica tem como principais benefícios:

Realinha a postura corporal

Expande o corpo, aumentando a flexibilidade das articulações e dos músculos

Melhora todos os sistemas fisiológicos, especialmente o circulatório e o respiratório

Aumenta o fluxo de energia vital

Auxilia na remoção das toxinas do corpo

Restabelece a harmonia entre Pitta - Vata - Kapha

Alinha e reactiva naturalmente os chakra

Induz a um profundo relaxamento e paz mental

 

THAI YOGA MASSAGE

Considerada uma das mais completas terapias aplicadas ao ser humano, a Thai Yoga Massage, tem origem há mais de 2500 anos, na Índia, onde é conhecida como Nuad Borarn (Massagem Antiga). A terapia, criada pelo médico Dr Jivaka Kumar Bhaccha (Dr Jivago), caracteriza-se pelo alongamento dos músculos mais importantes, aplicando suaves manipulações e torções, massagem ayurvédica, yoga passivo e meditação, com o fim de desbloquear as energias estagnadas.

Constituindo-se num complexo e poderoso tratamento terapêutico, aumenta a flexibilidade, diminui a dor crónica, melhora a postura corporal, estimula a circulação, reequilibra o fluxo de energia pránica, alivia o cansaço físico e mental, ajuda a diminuir o stress.

Relaxando e promovendo o bem-estar, promove o aumento da disposição e a melhoria do rendimento em todas as atividades diárias.

 

CENTRO YOGA DE QUELUZ

Com o objectivo de promover actividades ligadas à saúde e bem estar que permitam aos seus alunos usufruir com mais qualidade a sua vida e as práticas do Yoga, o Centro Yoga de Queluz proporciona nas suas instalações sessões de MASSAGEM AYURVEDICA, THAI YOGA MASSAGE, REIKI E LEITURA DE AURA .

Estas técnicas estão também disponíveis para pessoas exteriores ao Centro que desejem usufruir e conhecer melhor estas disciplinas.

Para mais informações contacte-nos:

Telefone: 21 430 18 19

Email: omjmiguel@gmail.com

 

 

 

JALA NETI LAVAGEM NASAL

netipot.jpg A lavagem nasal faz parte das diversas técnicas de higiene e purificação interna utilizadas no Yoga e no Ayurveda para promover um corpo forte e saudável. Jala (significa água) Neti (nome dado à técnica utilizada) é um antigo método do Yoga para limpar as narinas e os seios nasais. No Yoga o neti é utilizado principalmente para facilitar a execução dos exercícios respiratórios (Pránáyáma), que permitem absorver as grandes quantidades de energia (Prána) de que o praticante necessita para a sua evolução física e mental. No Ayurveda é utilizado como parte importante de diversos procedimentos terapêuticos às vias respiratórias chamados nasya.

Devido à sua simplicidade e ao seu elevado grau de eficácia esta técnica tem tido uma crescente aceitação em diversos meios, sendo hoje em dia recomendada por muitos profissionais de saúde, oriundos de métodos naturopatas ou da medicina convencional, no tratamento de diversas perturbações respiratórias.

MÉTODO

O instrumento utilizado para executar esta prática chama-se Lotá. É um pequeno jarro parecido com um bule de chá, com uma ponta cónica que se adapta perfeitamente ao formato da narina (ver imagem acima). O método consiste simplesmente em verter água por uma das narinas (a que se adicionou previamente um teor de sal equivalente aos níveis de salinidade do próprio organismo) até que ela corra livremente pela outra de forma a limpar as impurezas incrustadas nas mucosas e seios nasais. A forma cónica na ponta do lotá permite que a narina por onde se verte a água seja obstruída de forma estanque, criando uma pressão interna que auxilia uma limpeza mais profunda. Depois inverte-se o procedimento pela outra narina.

No início pode experimentar um ligeiro incómodo ao sentir a água a passar pelas narinas, mas com um pouco de prática conseguirá usar o lotá com a mesma facilidade com que lava os dentes. Depois de aprender a fazê-lo correctamente o procedimento demora cerca de cinco minutos. O processo é fácil e torna-se agradável com o hábito pois a sensação de alívio respiratório e incremento da energia pessoal é algo sentido logo desde a primeira aplicação, o que nos estimula a usá-lo cada vez mais.


BENEFICIOS

A obstrução das vias primordiais do sistema respiratório reduz a quantidade de oxigénio que chega aos pulmões, levando a uma diminuição significativa dos níveis energéticos de que dispomos para trabalhar e conviver. Esta redução no alimento fundamental das células corporais é origem de diversos problemas de saúde ligeiros ou mais sérios. O seu uso regular pode ser muito útil na prevenção de doenças e tornar-se um auxiliar para outros tipos de tratamento, ajudando a reduzir os sintomas de diversas afecções.

De forma não exaustiva eis alguns exemplos de enfermidades que beneficiam com a prática de jala neti: Renites; Sinusites; Gripes e resfriados; Desvio do septo; Alergias sinodais; Asma alérgica; Dores de cabeça; Má digestão; Obstipação; Obesidade; Doenças de pele e acne; Fadiga geral; Convalescença; Depressão; Ansiedade.

Independentemente de se sofrer destas ou de outras enfermidades, o Jala neti é uma óptima prática de limpeza para resistir aos cada vez mais poluídos ambientes urbanos. É ainda excelente para quem trabalha ou vive rodeado por uma atmosfera carregada de poeiras ou de produtos químicos que irritem as mucosas nasais.


COMO INICIAR O USO DE JALA NETI

O Jala neti, dada a sua simplicidade e ao facto de não ter contra indicações, pode ser praticado por crianças, adultos e idosos. No entanto o seu uso implica determinadas técnicas que devem ser executados de forma correcta e com algumas precauções simples, pelo que é importante aconselhar-se com um profissional qualificado.

 

 


Disciplinas do Yoga Links
©2006 - Centro do Yoga de Queluz. Todos os direitos reservados