Textos :Links



S
ĀMKHYA e YOGA

O Sāmkhya e o Yoga são Filosofias ( Darshana ou Ponto de Vista) nascidas no Oriente Asiático, cujas mais antigas raízes remontam pelo menos à civilização calcolítica do Vale do Indo (localizada em regiões que correspondem em parte ao actual Paquistão e Noroeste Indiano) e que se desenvolveram posteriormente em todo o território Indiano. Uma cuidada transmissão oral (e posteriormente escrita) de Mestres a discípulos permitiu que estes antigos conhecimentos sobre as realidades Humano-Cósmicas mais profundas chegassem até aos nossos dias.

A palavra Sāmkhya, vem da raiz Sanskrita Khyā, junto com o prefixo Sam, significando etimologicamente soma, cálculo, enumeração, de onde derivaram as ideias de exposição, análise, investigação, discriminação, discernimento.
É uma filosofia, desde tempos ancestrais indissoluvelmente ligada ao Yoga, que procura compreender a génese e o desenvolvimento Cosmológico e Humano, “enumerando” todos os seus componentes e princípios evolutivos.

A palavra Yoga (lê-se com as vogais fechadas, como em amor), vem da raiz Sanskrita Yuj, significando etimologicamente ligar, unir. É uma filosofia que propõem aos seus praticantes uma forma de vida saudável e correcta, ensinando a explorar e desenvolver as capacidades físicas, energéticas, emocionais e mentais que todos possuímos. A ligação ancestral entre estas duas filosofias advém de o Yoga, com base na filosofia do Sāmkhya, ensinar de forma prática o caminho que o ser humano deve percorrer rumo à plenitude do seu ser.

Estas sabedorias ensinam-nos que o ser humano possui em si amplas capacidades, permanecendo muitas delas ignoradas ou pouco desenvolvidas. Quando mergulhamos profundamente no Yoga descobrimos que temos dentro de nós tudo aquilo de que necessitamos para usufruir de uma vida feliz e plena. Independentemente de modismos, aqueles que praticam com correcção, regularidade e entusiasmo descobrem que é possível ter uma vida intensa, cheia de vigor, e simultaneamente repleta de tranquilidade e equilíbrio.

Enquanto filosofia de vida prática, o Yoga desenvolve uma maior percepção e compreensão de nós próprios. Esse conhecimento permite-nos uma ligação mais consciente com tudo o que nos rodeia, despontando a necessidade de sermos cada vez mais solidários com os seres humanos e com todos os seres vivos.
A consciência ecológica e o interesse por uma sociedade fraterna e justa são altamente estimulados no Yoga através de técnicas específicas e comportamentos adequados.

Hoje em dia milhões de pessoas, homens, mulheres e crianças de todas as idades, descobriram já os benefícios desta disciplina. A esta crescente divulgação têm correspondido diversos estudos médicos e científicos que demonstram as suas extraordinárias virtudes na prevenção e manutenção da saúde física e psíquica.
É reconhecido que as práticas do Yoga agem de forma salutar sobre as diversas áreas do nosso corpo físico e psíquico, conduzindo ao seu desenvolvimento de forma que muitas vezes vai bem além do conceito comum de saúde física.
Embora os seus objectivos mais elevados transcendam em larga medida o bem-estar físico, estamos conscientes da importância de que esta área se reveste na vida de todos nós, pelo que enunciamos de forma sumária alguns dos benefícios que resultam de uma prática regular.

Trabalha o sistema muscular ao nível da tonicidade e da flexibilidade, preparando-o para suportar todas as actividades do dia a dia com vigor e energia.

Actua sobre o sistema esquelético e articular, fortalecendo ou recuperando a resistência e mobilidade dessas estruturas essenciais para uma longa vida activa.

Consolida e harmoniza o bom funcionamento de toda a rede do sistema nervoso, fundamental na acção de outros sistemas do organismo. Ajuda a conter o stress e a ultrapassar sintomas depressivos bem como as perturbações do sono.

Estimula a circulação sanguínea e linfática, permitindo simultaneamente uma excelente distribuição da energia pelo corpo e uma maior capacidade de eliminação das toxinas. Estimula as defesas do organismo e dá ao sistema imunitário capacidade para lutar eficazmente contra agressões externas.

Actua de forma intensa sobre os órgãos estimulando-os através de diversas práticas físicas e mentais a exercerem de forma generosa as suas funções, promovendo o reequilíbrio do seu funcionamento se por alguma razão estiverem afectados.

As técnicas respiratórias regulam o bom funcionamento das vias respiratórias, garantem a máxima absorção de oxigénio e recíproca expulsão de impurezas do organismo, proporcionando uma excelente distribuição dessa energia pelas células do organismo.

Incrementa e regula a acção das glândulas endócrinas, responsáveis pelo crescimento saudável das crianças e jovens e pelo equilíbrio psico-físico de adultos e seniores.

Possibilita uma ligação extraordinária entre o corpo e a mente, permitindo dessa forma uma noção alargada das nossas necessidades físicas e emocionais. A aplicação de uma filosofia positiva na vida diária e a utilização de técnicas específicas que fazem parte do Yoga, estimula a alegria e o contentamento permitindo transpor dificuldades emocionais por vezes enraizadas há longos anos. Diminuem assim em grande medida muitas das principais dificuldades das nossas vidas (por vezes causadoras de perturbações físicas), que têm a sua origem precisamente nessa área.

Apesar dos extraordinários benefícios ao nível da saúde física e mental que ocorrem com a prática regular do Yoga, aqueles que dedicaram tempo suficiente a esta prática referem que estes não constituem senão pequenas migalhas no conjunto das transformações positivas que ocorreram na sua vida.
Ensina-nos sobretudo um conjunto de princípios de conduta ética, uma forma de estar na vida com qualidade, integridade e alegria. Aponta caminhos de liberdade disciplinada e atenta que culminam no objectivo que constitui também uma experiência final do Yoga – o Samādhi – Suprema Meditação. A aplicação das disciplinas e técnicas do Yoga alargam cada vez mais a percepção consciente da grandiosidade do Ser e da ligação ao Cosmos de que fazemos parte, permite-nos discernir a nossa autêntica dimensão, feita de SER-CONSCIÊNCIA-FELICIDADE.


CENTRO YOGA DE QUELUZ

O Centro Yoga de Queluz tem como objectivos o Estudo, Ensino e Difusão do YOGA e do SÁMKHYA.

Pretendemos transmitir a mensagem destas disciplinas na região em que estamos inseridos, proporcionando a todos aqueles que o desejarem uma aprendizagem com qualidade destas nobres e ancestrais filosofias.

É dirigido pelo Professor José Miguel Neves, docente de Yoga há mais de uma década. Dispomos de professores competentes e qualificados que, respeitando a individualidade e as diferentes capacidades de cada aluno, procuram estimular o imenso potencial que todos possuímos e que é inerente à nossa qualidade de seres humanos.



Textos Links
©2006 - Centro do Yoga de Queluz. Todos os direitos reservados